terça-feira, 29 de março de 2011

As conseqüências do efeito estufa no Brasil

As mudanças no clima podem afetar em muito o Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), cerca de 42 milhões de pessoas que moram na zona costeira do país podem sofrer com a elevação do Oceano Atlântico.

O estudo Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade Brasileira, analisou o perfil evolutivo do clima brasileiro e formulou alguns possíveis cenários do clima nos próximos 100 anos.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), responsáveis por parte da pesquisa, o mar pode chegar a meio metro no decorrer no século XXI.

O trabalho aponta a cidade do Rio de Janeiro como uma das mais vulneráveis do país. A Ilha de Marajó também seria bastante prejudicada. Os especialistas afirmam que a região poderá perder 36% do seu território se houver essa grande mudança no nível do mar.

A pesquisa revela ainda que a temperatura média do país poderá subir 4ºC. Na Amazônia, a situação também é complicada. O calor pode atingir 8ºC, no mínimo. Para o coordenador do estudo, José Marengo, essa mudança pode provocar a extinção de várias espécies e plantas. Além disso, a escassez de chuva deve aumentar e o Nordeste, de semi-árido, passará a ser árido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário